quarta-feira, 15 de julho de 2009

Decepção

Hoje assisti Harry Potter. Infelizmente perdi o início, pois a Jenny estava voltando de uma aula. Então perdi a parte da ponte que partiu XP

Enfim, muitas promessas, críticos dizendo que era o melhor filme de todos. O livro dava um bom filme, já que tinha muita parte para cortar, além de cenas ótimas, como a caverna, a luta em Hogwarts, ou o enterro.

Mas então o que fizeram?

CORTARAM quase todas as melhores cenas. Simplemente assim. Sem motivo, sem explicação razoável, nada. E por que isso? O filme estava grande? Não... Apenas quiseram enfiar cenas novas, e dar ênfase a parte que nada tem a ver com o tema principal do filme.

Bom, vamos pelo início. Muito promissor, o voto perpétuo, a chegada a escola, a primeira memória. Cortaram a parte dos pais do Voldemort, tudo bem, até aí aceitável. Até porque numa adaptação para cinema alguma coisa tem que sair mesmo.

Mas aí começou.

Primeiro os olhares, depois as cenas extras. Os rolinhos foram muito explorados no filme. Lilá x Rony, Harry x Gina, Hermione x Rony... o filme vira praticamente uma novela mexicana. Quem fica com quem, encontros e desencontros. Ok, tem no livro? Sim. Mas tem com algo complementar, enquanto o Harry cumpria suas tarefas e tentava espionar o Draco. Ou seja, se algo deveria ser diminuído era exatamente essa parte. Novamente o filme cai na mesma falha de todos os outros. Existe a preocupação em mostrar muitas coisas no livro, em vez de se pegar o principal. Harry Potter é um livro de romance adolescente? Não. Pois então que se mostre os romances apenas de relance. Mas para não dizerem que sou chato uma coisa boa dessa parte foram as atitudes de Lilá. A perseguição dela ao Rony serviu como alívio cômico.

Tá, mas vamos nos concentrar sobre o que eles faziam de concreto enquanto acontecia tudo isso. As cenas do Draco foram muito boas, nisso o filme ganha muitos pontos, pois fica bem mais claro todo esforço e desespero dele enquanto tentava cumprir a sua missão inglória. O ator também foi muito bem. As tentativas do Harry fazer Slughorn revelar sua lembrança também foram boas. A cena do enterro do Aragogue é um exemplo perfeito de cortes no lugar certo. Ficou boa, bem explicada e os atores foram muito bem.

Quanto as lembranças do Voldemort eu tenho um sério temor. Eles mostraram apenas aquelas diretamente relacionadas a existência das horcrux, cortando as partes dos objetos. Como vão fazer para amarrar isso quando Harry for procurar as partes que faltam? Eu até apostei que no final do filme ele roubaria as lembranças restantes do escritório do Dumbledore. Mas nada. Vamos ver como vão se virar depois.

A cena da Toca queimada podia ter sido boa mas acabou ruim. Se Voldemort sabia que Harry estava lá por que não foi pessoalmente? E como apenas 2 comensais fazem aquele estrago todo? E aquela proteção toda que a ordem e o Ministério davam?

A caverna foi a melhor cena. Estava tudo lá, is inferi (embora sem muita explicação), as provas, o esforço do Dumbledore.

Então eles enfiam o pé na jaca... Antes de tudo vou deixar claro: não tenho nada contra cortar cenas. Eu sei que isso é necessário. O que eu tenho é contra cortar cenas, deixar a trama desamarrada e substituir por um roteiro medíocre, além de roubar boa parte da emoção do ápice do filme.

Então vamos lá para os erros:

1)Dumbledore aparatando na escola. Além de desnecessário quebra toda a explicação da Madame Rosmerta sofrendo imperius, que por sua vez amarrava os episódios do colar e do hidromel.
2)Harry fica olhando tudo sem estar preso. Essa além de ir contra a própria personalidade do personagem, além de tirar boa parte da carga dramática (a idéia de ficar parado sem conseguir se mexer)
3)COMO ASSIM NÃO TEVE LUTA? Ok, vamos recapitular. Um bando de comensais da morte entra em Hogwarts na ausência do diretor (o que significa que uma equipe extra de segurança estava de prontidão) sobe até a torre, mata Dumbledore, sai vandalizando pela escola sem encontrar ninguém? Que raio de segurança é essa? E cadê aqueles aurores que ficavam no portão? Além do que seria uma cena ótima.
4) A cena da morte do Dumbledore ficou meio fraca. Pareceu muito na cara que o Snape estava seguindo um plano. Se não fosse assim por que ele simplesmente chegou perto do Harry e pediu para ficar quieto? Não sei, achei bem menos dúbia do que no livro.
5)E o enterro? Era o final perfeito, emocionante, cinematográfico. Nem precisava ser muito longo. Fora que leva ao problema da varinha do Dumbledore no futuro.

Conclusão: quando for adaptar um roteiro tome cuidado para não desamarrar tudo o que o escritor fez no livro. Foi exatamente o que aconteceu. Não sei realmente qual a vantagem em tirar quase toda ação da trama e colocar no lugar uma ação meia-boca (a da toca).

Enfim, assistam ao trailer da postagem aí embaixo. Garanto que ficou mais bem feito.

2 comentários:

  1. Assino embaixo!

    "Seu cadarço está desamarrado!"

    Acho que não era bem o cadarço (e essa cena) e sim o roteiro!

    ResponderExcluir
  2. eu gosto mais dos livros

    ResponderExcluir